“Projeto Vida no Trânsito” realiza intervenção no conjunto Orlando Dantas

Saúde
13/05/2016 16h42

Logo no início da manhã desta sexta-feira, 13, os motoristas que passaram pela avenida Heráclito Rolemberg, na altura do conjunto Orlando Dantas, receberam orientações de como ter uma boa conduta no trânsito. A atividade faz parte das estratégias do "Projeto Vida no Trânsito", coordenado pelo Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes de Trânsito (Nupeva). A blitz educativa foi mobilizada pelos profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Geraldo Magela e contou com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

A coordenadora do Nupeva, Lijane Oliveira, destacou que entre as propostas do "Projeto Vida no Trânsito" para o ano de 2016, está o envolvimento mensal das USFs nas sensibilizações. "Todos nós estamos envolvidos com o trânsito, seja enquanto condutor ou enquanto pedestre. É necessária uma conscientização urgente da população para que consigamos reduzir os números de acidentes de trânsito. Para isso, realizamos diversas campanhas e contamos com o apoio das USFs. Neste mês de maio, estamos trabalhando em parceria com três unidades, mas o projeto será estendido à outras durante o ano".

Segundo a gerente da USF Geraldo Magela, Ana Carolina Sá, a unidade sempre está envolvida em ações educativas, buscando melhorar o comportamento e trazer qualidade de vida para seus usuários. "Acreditamos que a educação é a melhor forma de prevenir consequências ruins em nossas vidas, por isso sempre mobilizamos a comunidade em torno de algum assunto de relevância para promoção da saúde. No caso do trânsito, essa ação é extremamente importante, pois os índices de acidentes só têm crescido em todo o Brasil. A unidade tem acompanhado alguns casos de usuários que sofreram acidentes recentemente, e isso é preocupante, mas os profissionais de saúde continuarão mobilizados na orientação", afirmou.